quarta-feira, 4 de agosto de 2010

BIBLIOTECA E PROJETO DE LEITURA



A Escola Marechal Rondon possui uma sala de leitura, com diversos livros entre eles: fábulas, contos, literatura, poesia, poemas, gibis, informativos com temas transversais e com conteúdos curriculares, livros científicos, dicionários e outros para pesquisas didáticas. Este acervo de livros atende uma clientela de professores e alunos de todas as faixas etárias, tendo em vista uma diversidade de livros de todos os gêneros.



“A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede”. (Carlos Drummond de Andrade)








Como a biblioteca não possui um bibliotecário, os professores elaboraram fichas para o empréstimo de livros, promovendo assim o controle de entrada e saída.

A escola realiza um projeto de leitura utilizando a “Biblioteca” onde é segue-se um cronograma visando atender a todos os anos. Semanalmente os professores levam seus alunos para desenvolverem atividades diferenciadas com o uso da leitura na biblioteca.

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)








Cada professor desenvolve o seu projeto de leitura, usando métodos que considera essenciais para atingir em seus objetivos diante da realidade e necessidade de cada turma, sendo que além do uso da biblioteca, utiliza-se também um acervo de livros dentro da sala de aula, que auxiliam o desenvolvimento do seu trabalho, procurando tornar a leitura prazerosa, pois ainda nos deparamos com uma clientela de alunos que não possuem o hábito da ler, e é nossa função levá-los ao encontro da leitura por prazer.



“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem”. (Mário Quintana)










Nenhum comentário:

Postar um comentário